https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?ll=-30.024280463085628%2C-51.232222839236464&z=15&mid=1dQVuDlg5m6VVF7njxHTwVjUXCL8O7mFs
 
Vídeo performance e arte

I N C O R P O R A R E .

Mentoria: Fiamma Viola (BR-IT)

Artista visual, feminista, ativista, doula, professora de yoga, mãe e apaixonada pela construção de novas narrativas onde a mulher possa viver num espaço de respeito e reconhecimento pela sociedade. Paulista vivendo em Bologna na Itália desde 2016, é ativista política no coletivo “Bologna per la democrazia in Brasile” e foi coordenadora e mentora da primeira Residência Artística "Incorporare" entre Brasil e Itália.

Mentoria: Melina Sarnaglia (BR-IT)

Gestora cultural, feminista, atuou quando no Brasil no MAR - Museu de Arte do Rio e no Museu do Amanhã.Desenvolveu projetos de impacto nas comunidades educativas nas quais os museus inserem especial atenção à acessibilidade, gênero e sustentabilidade. Capixaba vivendo em Bologna na Itália desde 2017, é ativista e coordendora do coletivo Artemisia onde atuou e coordenou a primeira Residência Artística "Incorporare" entre Brasil e Itália.

Flores para quem partiu,

abraços para quem ficou

VÍDEO

tree-gfe83d2a51_1920.jpg

PERFORMANCE

TEREZINHA

MALAQUIAS

Terezinha Malaquias é artista visual, performer e escritora.

Escreveu e publicou sete livros. Mora na Alemanha há 14 anos. Trabalha com várias linguagens artísticas e temas que são seus mas também universais.

 

Sobre a obra

Na residência artística online com as artistas brasileiras e italianas, fez o vídeo FLORES PARA QUEM PARTIU, ABRAÇOS PARA QUEM FICOU, com participação de algumas colegas da residência. Escolheu esse tema por se tratar da dor universal. Todas as pessoas estão sofrendo no mundo todo. Como  artista, desejava muito fazer algo para tentar ressignificar esse momento. Uma homenagem  às  vítimas da  COVID19, e ao mesmo tempo ofereço o meu abraço simbólico para quem ficou aqui. 

Ficha técnica

Projeto, edição e montagem: Terezinha Malaquias  

Camera: Carol Nemoto, Gerhard Borchert e Terezinha Malaquias

Edição: Tayná Pacheco

Participação das artistas: Fiamma Viola . Lara Norscia . Rebecca Sforzani . Valentina Monari .

Agradecimento especial: Fiamma Viola e Melina Almada Sarnaglia (Residência Artística Italiana - Incorporare)

Tradução: Flávia Barreti

Bienal Black Brazil Art: Patrícia Brito 

Ano: 2021

esercizi di sparizione

exercício desaparição

mortar-gbdee18c64_1920.jpg

ARTE

ELENA

VÍDEO

GUIDOLIN

Elena Guidolin é ilustradora e cartunista.

Ativa no campo da autoprodução, participou de inúmeras coletivas na Itália e no exterior. Desde 2020 faz parte do Collettivo Franco, um grupo de artistas, impressoras e projetistas que se ocupam de comunicação e arte pública. 

Sobre a obra

Os exercícios de desaparecimento se concentram no corpo - em particular no corpo feminino - ou, melhor, o traço que deixa em sua passagem. Corpo não como carne, mas como um conjunto de gestos - mutável, evanescente, evadindo-se de todo olhar objetivante. O projeto consiste em uma série de loops animados curtos, estritamente em preto e branco, unidos pelo uso do signo sintético e extemporâneo, que apenas sugere as linhas elementos essenciais dos corpos-fantasmas que os habitam.

Ficha técnica

Projeto: Elena Guidolin  

Edição: Elena Guidolin . Fiamma Viola . Lara Norscia . Valentina Monari .

Som: Elena Guidolin

Ano: 2021

Zona Superstiziosa

Zona Superticiosa

DISPARADOR

01 im  ZS.jpeg

PERFORMÁTICO

LARA

NORSCIA

Lara Norscia é artista visual

O seu olhar transversal a conduz a misturar técnicas e linguagem para dar forma a um universo pessoal feito de pequenas esculturas de papel, impressões e colagens. 

 

Sobre a obra

Zona Superstiziosa é um projeto de pesquisa artística que tem como tema amuletos, talismãs e objetos mágicos. A artista pretende explorar os resíduos e desenvolvimentos na contemporaneidade de artefatos e imagens atribuíveis ao mundo dos talismãs e amuletos, compreender as raízes arcaicas, as semelhanças entre os povos, as diferenças e tudo o que não se pode imaginar agora. Partindo de 7 corpos de texto, 7 estímulos em forma de perguntas / imagens que gostaria de ser o início de uma conversa com outras pessoas, desejando estender a quem sentir o desejo de dar uma ou mais respostas.

Ficha técnica

Projeto: Lara Norscia

Ano: 2021 

PARTICIPE DO PROJETO

ACESSE O QUESTIONARIO 

Cuidado Circular 

VÍDEO

fields-g5e09c5c78_1920.jpg

ARTE

REBECCA

VALENTINA

Rebecca Sforzani é artista visual

Interessa em conjugar arte e ativismo. Por meio de seus projetos indaga o conflito, as questões de gênero e a sustentabilidade ambiental re-elaborando estes termos através de instalações site-specific, processos participativos e obras de land art. Ao interno das suas explorações colhe histórias e memórias de lugares, cofrontando-se com as comunidades pelas quais atravesa. 

Valentina Monari é artista visual e gráfica

Licenciada em Arte e Comunicação, obtive o mestrado em Artes Gráficas na Academia de Belas Artes de Bolonha.  Em 2014 mudou-se para Bruxelas para um ano Erasmus na Academie Royale des Beaux Arts, departamento de gravura, onde voltei em 2016 fazendo um estágio de três meses como assistente, com foco em instalações e exposições.

 

Sobre a obra

O projeto quer focar no conceito de cuidado. Ele nasceu pela primeira vez durante a Residência Incorporare online, organizada pelo Coletivo Artemisia em parceria com a Bienal Black Brazil Art em que um grupo de 10 mulheres artistas se reuniram duas vezes por semana durante um mês para compartilhar práticas e ideias. Neste contexto, como participantes, decidimos trabalhar em uma necessidade comum com a ajuda do grupo. No frenesi da vida cotidiana, gostaríamos de exercer nosso direito de reclamar nosso tempo, não fazer nada, parando de pensar demais. Nós nos encontramos para entrevistas individuais, perguntando a cada mulher uma maneira de se reconectar e cuidar dela própria. Após coletar as práticas pessoais deste grupo de mulheres (meditação, caminhadas no natureza, desenho, comida ...) passamos uma semana em um lugar isolado para experimentar essas ações e obter familiaridade com eles. 

 

Ficha técnica

Projeto, edição e montagem: Rebecca Sforzani e Valentina Monari 

Ano: 2021

Trama (in)visível

INSTALAÇÃO

FIAMMA

mamilos_fiamma_viola_ALTA-6343.jpg

VIOLA

Fiamma Viola é artista visual

Através de um trabalho multidisciplinar, articula idéias sobre cultura, construção de identidade, arquétipos e sexualidade, influenciada pelas narrativas que atravessam o corpo feminino na atualidade e as conexões com questões históricas e ancestrais que habitam a subjetividade coletiva. 

Sobre a obra

Trama invisível é uma instalação que propõe um olhar ampliado sobre o corpo feminino por meio de narrativas de autopercepção que se interconectam e se materializam a partir de uma estrutura orgânica, assumindo formas imprevisíveis e indissociáveis. O mamilo, tão polêmico na atualidade, foi escolhido como elemento central para conectar histórias censuradas individual e coletivamente. Depoimentos foram colhidos durante o processo de produção da obra para depois serem delicadamente incorporados a uma estrutura arbórea como pequenos frutos essencialmente conectados por galhos, troncos, seiva e raiz.

Ficha técnica

Instalação, técnica mista (gesso, lã, linha, tinta acrílica, galho seco), 140 x 80cm

Fotografia: Humberto Araújo

Ano: 2021

55BDB28F-5DAE-400A-A173-24726B443E08__1_-removebg-preview.png