https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?ll=-30.024280463085628%2C-51.232222839236464&z=15&mid=1dQVuDlg5m6VVF7njxHTwVjUXCL8O7mFs
 

OFICINA.
workshop_15\03_19h00 - zoom

mARINA.jpg
fingerprint-2750393_960_720.webp

#Marina Kerber_ RS 

Marina Kerber é multiartista e Mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela USP. Atua profissionalmente no audiovisual e animação, no design gráfico, no teatro e nas artes visuais. É professora de animação para iniciantes, tendo participado como ministrante de cursos dentro da programação de projetos sociais, como o Telas da Esperança (Belém/PA) e festivais como Cine Esquema Novo e Festival Santa Cruz de Cinema.

COLAGEM ANIMADA​

Nas artes visuais a técnica de colagem se caracteriza pela composição visual feita a partir de diferentes materiais e texturas que são colocadas em sobreposição ou lado a lado a fim de se criar uma nova imagem. No campo da animação, podemos explorar esse processo artístico através da técnica de recorte, também chamada de cut-out. Desta forma, os fragmentos de imagens não ficam fixos, mas se movem de acordo com o objetivo da artista-animadora.

 

Durante a oficina serão apresentados conceitos básicos para se fazer uma animação quadro a quadro, ou seja, um vídeo produzido a partir de uma sequencia de fotografias. Para isso, primeiro serão apresentados alguns exemplos de filmes que utilizam a técnica. Depois vamos utilizar recortes de revistas, papeis, tecidos, fotografias e outros materiais bidimensionais para se criar uma colagem animada que seja uma representação visual e afetiva da cartografia e hibridismo do corpo feminino. A captação de imagens poderá ser feita com qualquer tipo de câmera fotográfica (webcam, celular etc) e a edição é realizada em softwares ou apps gratuitos. Por ser uma oficina online, os exercícios serão feitos ao vivo pela ministrante e os alunes poderão desenvolver seus trabalhos individualmente depois da aula e enviar os resultados, caso tenham interesse em compartilhar.

 

Principais tópicos a serem abordados:

• O que é Colagem e Animação de recorte?

• Manipulação e Substituição

• Camadas

• Registro de imagens em Duas Dimensões (2D) quadro a quadro

• Frames por segundo / Quadros por segundo

• Animações de recorte e observação de seus processos

Duração:

1 hora

SESSÃO COMENTADA.
performance_16\03_19h00 - zoom

FB_IMG_1557861653941.jpg
fingerprint-2750393_960_720.webp

#Rita Lende_RS 

Rita Lende, provoca, pesquisa e tensiona a partir de perspectivas negro centradas de gênero, raça e sexualidade para pensar as artes da cena pós coloniais. É artista da cena e performer reside atualmente na cidade de Porto Alegre. É Graduada em Dança pela UERGS e Mestranda em Artes Cênicas no programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do (PPGAC/Ufgrs). Diretora e provocadora corporal do Grupo Sutil de Dança e Performance. É diretora do Projeto Id.Percursos  experimento e desdobramento cênico.

FRAÇÃO: ARRIANDO NOÇÕES DAQUILO QUE SE VÊ SENTE E SABE​

As pesquisas que a artista e pesquisadora Rita Lende desenvolve, dialogam com as perspectivas e visualidades sobre e com o corpo da mulher negra. Procurando fazer fusões entre um não binarismo estético, e geralmente buscando noções de visualizar esse corpo em cena a partir do pós erótico, da sexualidade, e das ações em performance arte sobre postas e assentadas no palco ou melhor na caixa preta do teatro.  Rita procura utilizar o próprio corpo enquanto ferramenta ebonizada de pesquisa e experimento cênico para trazer respostas possíveis a algumas questões que norteiam o fazer cênico. Assentar ou melhor, arriar noções outras do corpo negro lido como não binário, cis gênero. A noção de hipersexualização e disponibilidade sexual, a coisificação da corpa negra, a mulatização de um corpo lido como potência binária para o localização e inserção do seu saber enquanto artista, e a objetificação que cientificisa e coloniza esse corpo preto e de mulher em cena. Rita, fala sobre um corpo pós e contra colonial para refletir cena, sociedade, sexualidade e imanência no devir a ser figura humanizada. 

Duração:

1 hora

55BDB28F-5DAE-400A-A173-24726B443E08__1_-removebg-preview.png