
#2_TALKS
Como o ativismo curatorial tem desafiado o pensamento crítico e expandido a acessibilidade artística.
17 MAR. 19h00

TIFFANY AUTTRIANNA WARD (US)
Curadora independente, editora, produtora cultural e fundadora da Mare Residency como parte da Mare Projects, com sede em Baltimore. Ward passou a última década centralizando as histórias da diáspora africana por meio de suas atividades acadêmicas e profissionais, que a levaram ao Brasil, Porto Rico e por todo o território continental dos Estados Unidos. Além disso, como escritora multilíngue, Ward escreveu comentários culturais como colaboradora para AFROPUNK, Sugarcane Magazine, e publicou um jornal online bilíngue em português e inglês - Cores Brilhantes - um espaço online contemporâneo para arte afro-brasileira de 2015-2018. Ela é graduada em Prática Curatorial em 2020 pelo Maryland Institute College of Art (MICA).

TATIANE SCHILARO SANTA ROSA (US)
Doutoranda pela Universidade de Califórnia Santa Cruz, crítica de arte, historiadora e curadora independente. Possui Mestrado em Crítica de Arte e Redação da School of Visual Arts; Mestrado em História da Arte, Arte Contemporânea pelo Sotheby’s Institute of Art; e foi aluna do Programa de Estudos Independentes do Whitney Museum de 2018/19. Assinou a curadoria de exposições no Mexic-Arte Museum (Austin, TX), A.I.R. Gallery, NARS Foundation, e SPRING/BREAK Art Show, todos em Nova York, na Fundação Pró-Memória no Estado de São Paulo, e na galeria ArteActual FLASCO em Quito, Equador. Com Tiffany Auttrianna Ward e Nohora Arrieta Fernández, Tatiane co-fundou a plataforma Mare Projects.

MIA SIUFI (BR-BE)
É marchande há 19 anos, é proprietária e fundadora, da Supernova Arts, galeria pioneira na América Latina na representação de artistas mulheres com base em SP/Brasil e Gent/Bélgica, da AIAH: Anima Institute of Arts & Health, e sócia do Banco de Arte. Sua missão é promover expansão da consciência através da arte como estilo de vida.

NOHORA ARRIETA FERNÁNDEZ (US)
Bolsista de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ela é Ph.D. em Literatura Latino-Americana e Estudos Culturais pela Universidade de Georgetown em 2021. Sua pesquisa atual concentra-se na história da arte, estudos visuais, história das commodities e tradições intelectuais da Diáspora Africana nas Américas. Publicou ensaios e artigos sobre literatura latino-americana e artes visuais, quadrinhos e a Diáspora Afro-Latino-americana, e é colaboradora das revistas de arte Artishock e Contemporyand. Recentemente, ela co-editou Transition: The Magazine of Africa and the Diáspora, 130 (Harvard University). A pesquisa de Nohora foi financiada pela Fulbright, BRASA e ACLA / Mellon. Com Tiffany Ward e Tatiane Schilaro, Nohora co-fundou a plataforma curatorial Mare Projects.
