https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?ll=-30.024280463085628%2C-51.232222839236464&z=15&mid=1dQVuDlg5m6VVF7njxHTwVjUXCL8O7mFs
 

#2_TALKS

Como o ativismo curatorial tem desafiado o pensamento crítico e expandido a acessibilidade artística.

17 MAR. 19h00

Tiffany-DSC05976.jpg

TIFFANY AUTTRIANNA WARD (US)

Curadora independente, editora, produtora cultural e fundadora da Mare Residency como parte da Mare Projects, com sede em Baltimore. Ward passou a última década centralizando as histórias da diáspora africana por meio de suas atividades acadêmicas e profissionais, que a levaram ao Brasil, Porto Rico e por todo o território continental dos Estados Unidos. Além disso, como escritora multilíngue, Ward escreveu comentários culturais como colaboradora para AFROPUNK, Sugarcane Magazine, e publicou um jornal online bilíngue em português e inglês - Cores Brilhantes - um espaço online contemporâneo para arte afro-brasileira de 2015-2018. Ela é graduada em Prática Curatorial em 2020 pelo Maryland Institute College of Art (MICA). 

tsantarosa-SVA-treated-bw.jpg

TATIANE SCHILARO SANTA ROSA (US)

Doutoranda pela Universidade de Califórnia Santa Cruz, crítica de arte, historiadora e curadora independente. Possui Mestrado em Crítica de Arte e Redação da School of Visual Arts; Mestrado em História da Arte, Arte Contemporânea pelo Sotheby’s Institute of Art; e foi aluna do Programa de Estudos Independentes do Whitney Museum de 2018/19. Assinou a curadoria de exposições no Mexic-Arte Museum (Austin, TX), A.I.R. Gallery, NARS Foundation, e SPRING/BREAK Art Show, todos em Nova York, na Fundação Pró-Memória no Estado de São Paulo, e na galeria ArteActual FLASCO em Quito, Equador. Com Tiffany Auttrianna Ward e Nohora Arrieta Fernández, Tatiane co-fundou a plataforma Mare Projects.

image_6487327.JPG

MIA SIUFI (BR-BE)

É marchande há 19 anos, é proprietária e fundadora, da Supernova Arts, galeria pioneira na América Latina na representação de artistas mulheres com base em SP/Brasil e Gent/Bélgica, da AIAH: Anima Institute of Arts & Health, e sócia do Banco de Arte. Sua missão é promover expansão da consciência através da arte como estilo de vida.

Nohora.jpg

NOHORA ARRIETA FERNÁNDEZ (US)

Bolsista de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ela é Ph.D. em Literatura Latino-Americana e Estudos Culturais pela Universidade de Georgetown em 2021. Sua pesquisa atual concentra-se na história da arte, estudos visuais, história das commodities e tradições intelectuais da Diáspora Africana nas Américas. Publicou ensaios e artigos sobre literatura latino-americana e artes visuais, quadrinhos e a Diáspora Afro-Latino-americana, e é colaboradora das revistas de arte Artishock e Contemporyand. Recentemente, ela co-editou Transition: The Magazine of Africa and the Diáspora, 130 (Harvard University). A pesquisa de Nohora foi financiada pela Fulbright, BRASA e ACLA / Mellon. Com Tiffany Ward e Tatiane Schilaro, Nohora co-fundou a plataforma curatorial Mare Projects.

PHOTO-2021-11-24-12-57-35.jpg

ALESSANDRA SIMÕES (BR)

Pesquisadora, professora e artista na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Pesquisa o decolonialismo na arte contemporânea e na educação.

55BDB28F-5DAE-400A-A173-24726B443E08__1_-removebg-preview.png